barrinha-top-maia

TER VISÃO PARA ANTECIPAR O FUTURO NOS NEGÓCIOS

Essa é a característica de um visionário. Homens que fazem a diferença, que percebem oportunidades e que realizam.

Ainda no início do século passado, mais precisamente em 1927, Oswaldo Ribeiro Maia foi nomeado despachante aduaneiro pelo então ministro do Estado dos Negócios da Fazenda, Getúlio Vargas.

Na cerimônia, realizada no Rio de Janeiro, que era a capital do País na época, Oswaldo se tornaria o primeiro despachante aduaneiro da Alfândega de Santos nomeado no Estado de São Paulo.

A tradição se manteve na família e, aos 16 anos, seu filho João Afonso Ribeiro Maia começou a seguir seus passos, ajudando-o em sua função. Passou a atuar como funcionário na empresa em que o pai trabalhava, tornou-se também despachante aduaneiro e, anos depois, com a experiência adquirida, resolveu abrir sua empresa.

Foi assim que em 5 de fevereiro de 1963 nasceu a Despachos Aduaneiros Maia Ltda.

Não demorou para João Afonso Maia perceber a necessidade de atendimento especializado em alguns setores e logo se dedicou a essas áreas, como química, agrobusiness, petroquímica e derivados, cosmética, aromas e essências, farmacêutica, entre outras.

O tempo passou e o mercado do despacho aduaneiro tomava novos rumos, com entrada de outros profissionais, e era preciso diversificar, oferecer mais serviços. Surgiu então a ideia de garantir também o transporte das mercadorias, uma demanda que surgia no contato com os clientes.

Conhecendo o funcionamento do setor, a necessidade de agilidade, a Maia entrou nesse ramo também e se especializou no transporte de produto químico perigoso e não perigoso, com produtos inflamáveis, corrosivos etc..

Tanto o transporte quanto o despacho dessas mercadorias exigem condições especiais, com regulamentação específica, que a empresa estava pronta para atender.

Em 1979 era o momento da tradição continuar e o trabalho de despachante aduaneiro passar novamente de pai para filho. Por isso, aos 13 anos Victor Maia começou a acompanhar o pai, João Afonso, nas atividades da companhia.

Victor aprendeu o serviço, ganhou experiência e em 1996, aos 30 anos, tornou-se sócio da empresa, que passou a investir em tecnologia, acompanhando a evolução do mercado.

LOGÍSTICA

A Maia evoluiu junto com o mercado e foi se expandido para atender as necessidades dos clientes. Criou um departamento de logística com profissionais com experiência na área industrial, com core business em logística inbound e outbound.

Para fazer jus às atividades que desempenhava, em 1999 recebeu sua nova denominação: Maia Logística Ltda.

TRADIÇÃO

Quando se tem mais de cinco décadas de atuação no mercado, a experiência deixa seu legado. Na Maia, essa tradição se reflete no respeito que os profissionais que atuam no setor apresentam pelo nosso trabalho.

A atuação sempre transparente na forma de conduzir os processos, trabalhando com clientes com perfil similar, garante à Maia reconhecimento diante dos colaboradores, clientes e parceiros.

O respeito conquistado é lastreado na tradição de ter bons clientes e tratar todo o procedimento com responsabilidade e transparência.

luiz_victor-preview IMG_3569

NOVOS TEMPOS

Modernizar, buscar o melhor para os clientes, acompanhar os novos tempos. Com essa perspectiva, a Maia Logística segue para novos rumos.

Uma empresa que seguiu de uma geração a outra, tendo ficado sob os cuidados de Victor Maia, filho do fundador João Afonso, ganha reforços estratégicos com a chegada de Luiz Paulo Souza em 2014.

Com conhecimento de quem atua desde 1998 no setor, Luiz Paulo traz para a Maia Logística sua ampla experiência em diversos segmentos multinacionais, como farmacêutico, químico, varejo, agrobusiness, cosméticos, entre outros.

Além de ajudar a consolidar o trabalho da empresa, Luiz Paulo Souza agregou sua visão global em sistemas, classificação fiscal, legislação aduaneira e tributaria, gestão de processos, serviços e operacional para oferecer mais aos clientes.